Treinamento do Chatbot ANA

No último post, descrevemos como foram as etapas de seleção, edição e categorização das perguntas dos vídeos do Dr. Drauzio Varella. Também mencionamos que as perguntas para as quais já havia respostas no banco de dados do chatbot ANA foram selecionadas para a etapa de treinamento. Mas afinal, o que seria esse treinamento? Porque ele é necessário? Neste post você encontrará as respostas para todas essas dúvidas!

O nosso chatbot ANA usa uma tecnologia de Inteligência Artificial. Ou seja, ele não é um programa estático, pois ele consegue aprender e se adaptar de acordo com as novas informações que recebe. Para qualquer projeto que use Inteligência Artificial, a etapa de treinamento é muito importante, pois quanto mais informações são fornecidas para o programa, mais ele aprende, conseguindo assim oferecer processos cada vez mais precisos e completos.

No caso da ANA, uma das atividades que queríamos que a Inteligência Artificial realizasse com eficiência é entender o que o usuário deseja saber e encontrar a resposta no banco de dados. Apesar de parecer uma tarefa fácil para nós humanos, até pouco tempo atrás, essa tarefa seria considerada muito difícil para qualquer computador. Toda essa dificuldade advém do fato de que a linguagem humana é fluida, mutável e criativa. Já o computador processa as informações de uma forma muito mais objetiva e matemática. Com o advento da inteligência artificial, os computadores começaram a ter a capacidade de analisar e perceber essas complexidades da linguagem humana. Contudo, para que eles realizem essa tarefa adequadamente, eles precisam ser alimentados com uma grande quantidade de dados. Quanto mais informações e exemplos são apresentados a uma Inteligência Artificial, mais eficientemente ela consegue entender e analisar a linguagem humana em toda a sua complexidade.

Vamos exemplificar: imagine que 5 usuários diferentes do nosso chatbot queiram saber qual vacina para a COVID é a mais eficaz. Apesar da resposta desejada por todos ser a mesma, o modo como a pergunta é formulada poderia ser completamente diferente nos 5 casos: tanto a ordem quanto a escolha de palavras poderiam ser completamente diferentes. Além disso, erros de digitação e ortografia podem complicar ainda mais a tarefa.

Sendo assim, as 203 perguntas selecionadas para a etapa de treinamento serviram justamente para ajudar a ANA a entender essa variedade e complexidade das perguntas que poderiam ser feitas pelos usuários, para oferecer a melhor resposta possível.

O primeiro passo para a seleção das perguntas de treinamento foi associar cada uma das perguntas classificadas como respondidas na etapa de Seleção de perguntas às questões já existentes no chatbot. O critério utilizado foi o conteúdo principal das perguntas, ou seja, foram combinadas aquelas perguntas que apresentaram questionamentos idênticos ou semelhantes, mas com redação distinta.

Durante esse processo foi necessário superar alguns desafios, que são apresentados a seguir juntamente com as soluções encontradas:

  • Algumas perguntas se enquadravam em mais de um dos temas principais, assim foram classificadas no tema mais abrangente, que permitisse uma resposta mais completa;
  • Certas perguntas estavam em um contexto que inviabilizava sua utilização integral como pergunta de treinamento. Esse problema foi contornado com a edição das perguntas, excluindo contextos específicos, vocativos e elementos não essenciais;
  • Para as perguntas que continham mais de um questionamento, em temas diferentes ou não, foi feita a separação das perguntas e sua reclassificação em temas distintos;
  • Algumas perguntas foram consideradas inválidas por se direcionarem apenas ao autor dos vídeos ou por não se adequarem ao período pandêmico atual. Nesse caso, foi feita a exclusão das perguntas que não acrescentavam informações e não comprometiam a realização da tarefa.

Quadro 1 – Modelo da configuração final das perguntas de treinamento selecionadas

Pergunta ANA ChatbotComo devo colocar e retirar a máscara cirúrgica?Que tecido posso usar para fabricar a minha máscara caseira?
Pergunta de treinamentoQual é o uso correto da máscara?Qual é o tipo certo de material para máscara?
Fonte: elaborado pelos autores

Agora que você entendeu as bases do processo de treinamento, falta ficar por dentro da etapa de elaboração das perguntas para as quais ainda não havia respostas no banco de dados da ANA. Para compreender como elaboramos essas novas respostas, dê uma olhada no nosso próximo post!

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