O projeto Covid Data Analytics, concebido no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), tem como objetivo central compreender os impactos da covid-19 nos âmbitos da saúde pública e da socioeconomia no Brasil – sobretudo a partir da integração de dados estruturados (provenientes do IBGE e do Datasus) e de dados coletados da Web. 

Os dados estruturados são observações organizadas e disponibilizadas por órgãos institucionais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Datasus do Ministério da Saúde. Por sua vez, os dados da Web contam com um grande volume de informações, denominado big data, que necessita ser organizado e pré-processado antes que sejam realizadas análises mais complexas. Entre estas informações, encontram-se dados de redes sociais online como o Twitter, o Facebook e o Instagram. 

As análises de redes sociais têm sido amplamente aplicadas com o intuito de se entender o comportamento e as opiniões dos usuários sobre um determinado tema. No caso deste projeto, procura-se compreender percepções dos usuários das redes sobre questões relacionadas à pandemia. 

A equipe do projeto conta com uma estrutura interdisciplinar e possui participantes das áreas de computação, demografia, economia, história, linguística e medicina.