Sobre nós

O Projeto COVID DATA ANALYTICS foi idealizado no Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG) e é composto por uma equipe interdisciplinar das seguintes áreas: Computação, Demografia, Economia, História, Linguística e Medicina.

Objetivos

O objetivo central é entender os impactos da COVID-19 nos âmbitos da Saúde Pública e da Socioeconomia no Brasil, a partir da integração de dados estruturados (IBGE e do Datasus) e dados da web, em especial das Redes Sociais Online (RSO). As análises de redes sociais tem sido amplamente aplicadas com o intuito de entender o comportamento e as opiniões dos usuários sobre um determinado tema. No caso do projeto em questão, ,procura-se entender percepções dos usuários das RSO sobre questões relacionadas a pandemia de Coronavírus.

Dados

Os dados estruturados são observações organizadas e disponibilizadas por órgãos institucionais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Datasus do Ministério da Saúde. Por sua vez, os dados web contam com um grande volume de informações, denominado Big Data, que precisam ser organizadas e pré-processadas antes de realizar análises mais complexas. Dentre estas informações, encontram-se dados de Redes Sociais Online (RSO) como o Twitter, Facebook e Instagram.

Linhas de Pesquisa

1) Coleta e divulgação de dados

2) Evolução da Pandemia e Comportamento na Web

3) Economia

4) Intervenções em telessaúde

5) Política e ideologia